Comemoração terá 1ª reunião no metaverso

Neste 7 de abril, o agro mineiro comemora mais um aniversário do SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). São 29 anos levando cursos e programas para produtores e trabalhadores rurais e seus familiares. Mais de um milhão de pessoas já participaram dos treinamentos de Formação Profissional Rural e Promoção Social e de projetos como o Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). Mais de 12 mil propriedades rurais atendidas só neste ano, por meio de 459 técnicos de campo e 33 supervisores. Outro destaque é o Centro de Excelência em Cafeicultura, que está sendo construído em Varginha e, em 2023, deverá capacitar até 300 alunos, simultaneamente.

Importante elo no Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, o SENAR MINAS acompanha de perto todas as mudanças que transformam o meio rural em um espaço cada vez mais digitalizado. Em meio às rápidas e constantes inovações, surgem novos desafios para a qualificação rural tecnificada e para uma produção cada vez mais sustentável e rentável.

Em sintonia com as novas oportunidades do Agro 4.0, o SENAR MINAS comemora o seu aniversário com o olhar voltado para o futuro, realizando a sua primeira reunião no metaverso. Com transmissão ao vivo pela página do Sistema FAEMG no YouTube, a mesa redonda será no dia 8/4, às 14h.

O evento será realizado em espaço 100% virtual, com convidados reais que poderão interagir de forma imersiva entre si. O encontro “Metaverso e o futuro do Sistema FAEMG” terá a participação do presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo; do superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif; e do presidente e fundador da FCJ Venture Builder, Paulo Justino.

Inovação e capacitação

Para o presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo, a comemoração “futurística” traduz bem o papel fundamental do SENAR MINAS no processo de intensificação tecnológica que vive o agronegócio. “Estamos encarando de frente todos os novos desafios do mercado rural, e o processo de transformação continuará sendo conduzido para levar a qualificação necessária para uma vida melhor, com mais rentabilidade, qualidade e sustentabilidade, de forma contínua”.

“Inovação é a base para o futuro da atuação do SENAR MINAS, sem perder a essência do foco no ser humano”, completa o superintendente da entidade, Christiano Nascif. Para ele, é importante o olhar sistêmico, abrangendo as várias etapas do processo produtivo, seja antes, dentro ou depois da porteira.

“Há 29 anos, o SENAR MINAS cumpre o seu papel de levar conhecimento para o meio rural. Para o futuro, devemos agregar valor aos produtos do campo e democratizar a tecnificação. Além de tornar a produção mais sustentável, no sentido amplo, toda essa transformação deverá aumentar a rentabilidade dos produtores. E estaremos sempre prontos para os apoiar nas novas oportunidades que a inovação nos trouxer”.

SENAR MINAS em números:

29 anos Senar Minas
Convite à inovação
Metaverso e o futuro do Sistema FAEMG
Dia: 8 de abril
Horário: 14h
Local: Canal do Sistema FAEMG no YouTube