Mais de 50 presidentes de sindicatos de produtores rurais em primeiro mandato e recém-eleitos participaram, nesta terça-feira (6/2), do projeto Descobrir, na sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte. A iniciativa também recebeu os diretores sindicais que não participaram do Redescobrir, em 2022.

Atividades fazem parte do processo de aproximação com os sindicatos e produtores rurais

Mais de 50 presidentes de sindicatos de produtores rurais em primeiro mandato e recém-eleitos participaram, nesta terça-feira (6/2), do projeto Descobrir, na sede do Sistema Faemg Senar, em Belo Horizonte. A iniciativa também recebeu os diretores sindicais que não participaram do Redescobrir, em 2022.

O objetivo é apresentar o Sistema Faemg Senar aos presidentes, mostrar os serviços executados e todas as ações que são realizadas em benefício dos produtores rurais. O encontro reuniu toda a diretoria do Sistema e teve a presença do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes. “É uma casa que é nossa casa e onde juntos vamos trabalhar muito. Tenho certeza de que sairemos daqui muito melhores que entramos, mudando e transformando a vida dos produtores rurais das nossas diversas regiões”, frisou o presidente Antônio de Salvo.

Presidente Antônio de Salvo apresentou os resultados da pesquisa sobre a imagem do agronegócio mineiro durante o Descobrir

Para o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, o trabalho nos sindicatos é desafiador. “Mas é um desafio bom, gostoso de se trabalhar. Às vezes vamos ser elogiados, outras vezes criticados, mas faz parte. Esse é o nosso dia-dia. Que vocês, presidentes de sindicatos rurais, possam usufruir da melhor maneira possível da nossa estrutura. Vamos mudar a cara dos nossos sindicatos, prestar serviços e beneficiar os produtores rurais associados”, salientou Laguardia.

O vice-presidente Secretário, Ebinho Bernardes, reforçou que as áreas técnicas do Sistema estão capacitadas para atender os produtores rurais e sindicatos. “A casa, além da disposição que a diretoria tem para trabalhar e resolver as demandas dos produtores, é altamente técnica. Nós temos 230 colaboradores altamente qualificados, cada um na sua área. Então toda demanda que temos na ponta, a nossa equipe está pronta para atender aos produtores rurais”, destacou Ebinho.

Boas perspectivas

Recém-empossado no cargo, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu, Pitterfrancis Freisleben, é uma das novas lideranças jovens nos sindicatos. Aos 29 anos, ele acredita que o conhecimento completo do Sistema Faemg Senar pode resultar em bons serviços prestados aos produtores da cidade.

“Essa ideia de trazer os novos presidentes na sede é muito importante para que possamos levar esses serviços para dentro dos sindicatos. Foi uma experiência muito boa e certamente vamos levar esses aprendizados para fazer um sindicato mais forte e representativo”, observou Pitterfrancis.

Almir Resende Junior, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo da Mata, tomou posse no final de 2023, e afirma ter se surpreendido com a estrutura física e de trabalho do Sistema. Ele projeta que o conhecimento obtido pode auxiliar na conquista de novos associados. “Estou impressionado com o atendimento, em como somos recebidos, com o apoio que temos. Sou sindicalizado há muitos anos em Carmo da Mata e a gente não sabia o que tinha escondido aqui na Faemg. E agora a gente aprendeu o caminho, a Faemg está abrindo a porta aos sindicatos”, celebrou.

Programação

Além das apresentações da diretoria, o Descobrir também teve uma palestra com o gerente Executivo Técnico, Bruno Rocha, com o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr., e com o CEO do NovoAgro Ventures, Léo Dias. O secretário Executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do governo de Minas, Guilherme da Cunha, e o deputado estadual Gustavo Santana também participaram com uma fala aos presidentes. Ao final das atividades os presidentes esclareceram dúvidas e visitaram todos os setores do Sistema Faemg Senar.

Fonte https://www.sistemafaemg.org.br/