O Sindicato de Produtores Rurais de Patos de Minas comprou a briga dos produtores de leite prejudicados pela crise e se destacou atuando fortemente junto a parlamentares e promovendo diversas lives com engajamento de centenas de pessoas em 2023. O presidente do Sindicato, Cleides de Melo Junior, conta que a mobilização não acabou e comentou os planos para este ano.

“Estamos planejando fazer uma rodada de bate-papo todos os meses para nos fortalecer. Trouxemos nossas reivindicações para a Faemg, que sempre nos apoiou, e não pretendemos parar. Vamos lutar por Minas Gerais, que está sendo muito prejudicada, e queremos entender por que nosso estado está passando por isso e outros não. Dessa forma não podemos continuar”, disse.

Cleides Junior contou que as últimas reuniões com representantes de laticínios apontaram para melhoras na situação, mas que eles não vão parar. Ele relembrou que, em um dos cerca de quatro encontros virtuais realizados em 2023, eles contaram com a presença de 17 parlamentares. “Os produtores nos procuraram pedindo ajuda e abrimos as portas do Sindicato, acolhemos todos e demos respaldo. Hoje estamos fortalecendo um grupo que vai brigar pela nossa classe na região”, concluiu.

Jônadan Ma e o gerente regional do Sistema Faemg Senar Sérgio Carvalho (de azul e verde, à direita), com participantes de uma das reuniões em Patos de Minas, em 2023